terça-feira, 19 de agosto de 2008

CINEMA

POLTERGEIST

Poltergeist (Poltergeist - o fenômeno, no Brasil) é um filme de 1982, Escrito e produzido por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper.

Tudo começa com a menina conversando com o apareho de TV e móveis se movem sozinhos, até que em uma noite, durante uma tempestade, Carol Anne desaparece dentro do armário de seu quarto. Por acaso, em um canal de TV sem sinal, sua família pode ouvir sua voz e se comunicar com a garota. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer Carol Anne de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido e enfrentar espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde um segredo terrível.
Os efeitos especias ficaram a cargo da
Industrial Light & Magic, e trilha sonora foi composta por Jerry Goldsmith.
Drew Barrymore fez um teste para o papel da famosa menina Carol Anne, mas não foi escolhida. Em compensação, Spielberg a escalou para o filme que estava dirigindo na mesma época: E.T.. Esse outro papel, embora pequeno, a tornou de uma hora para a outra uma celebridade internacional.

Antes do lançamento de
Poltergeist III - Cresce o Pavor, a jovem atriz que vivia o papel de Carol Anne, Heather O'Rourke, faleceu ao 12 anos de idade, o filme foi dedicado a ela e junto com ela sepultaram de vez o filme (já que estava sendo planejado um 4º filme da série). Muitos acreditaram que ela tinha sido a última vitima da "maldição do Poltergeist".
Varios outros atores foram vitima dessa maldição que se iniciou no 1º filme com a morte de
Dominique Dunne, que interpretava a personagem Dana Freeling.

O EXORCISTA
O Exorcista é um filme estadunidense do gênero terror, realizado por William Friedkin, inspirado em um livro de terror homônimo, escrito pelo William Peter Blatty. O filme foi estreado dia 22 de setembro de 1973 e foi distribuído pela Warner Bros.

Durante escavações arqueológicas realizadas no Iraque, um antiga estátua é encontrada, libertando um demônio chamado Pazuzu, que gradativamente vai apoderando-se do corpo da jovem Regan MacNeil. A garota vive com sua mãe, uma atriz divorciada, em Georgetown, nos arredores de Washington.

Regan, aos poucos, começa a sofrer drástica alteração de seu comportamento, tendo hábitos estranhos como urinar na frente de convidados ou vociferar palavrões. Assustada, a mãe de Regan resolve adotar um tratamento psquiátrico na tentativa de livrá-la do mal. Como não obteve resultados, ela é aconselhada a procurar uma solução no exorcismo.
O padre Damien Karras é chamado para a tarefa de salvar Regan. Para combater o demônio, Karras conta com a ajuda do padre Lankester Merrin, especialista em exorcismo e o que esteve presente durante as escavações que libertaram o demônio Pazuzu.

Exorcista foi o primeiro filme de terror a ser nomeado para o Oscar de melhor filme. Para a história, ficam algumas cenas marcantes: a volta de 360 graus da cabeça de Regan, as auto-mutilações com um crucifixo, a cena em que Regan desce as escadas igual a uma aranha jorrando sangue da boca, os vómitos verdes e a voz do demónio (gravada pela actriz Mercedes McCambridge).
Em 2000, foi lançada a versão do diretor: The Exorcist - The Version You've Never Seen (O Exorcista - a versão que você nunca viu), digitalizado e com mais onze minutos de cenas inéditas.

EDWARD MAOS DE TESOURA
Eduardo Mãos de Tesoura é um filme de 1990, dos gêneros terror e fantasia, dirigido por Tim Burton e com roteiro baseado em história de Caroline Thompson e Tim Burton.

Um jovem que possui mãos de tesoura, criado por um inventor maluco e já falecido, recebe a ajuda de uma vendedora de cosméticos para poder se adaptar à sociedade e que enfrentar os preconceitos por ser diferente.
Elenco
Johnny Depp .... Edward
Winona Ryder .... Kim
Dianne Wiest .... Peg
Anthony Michael Hall .... Jim
Kathy Baker .... Joyce
Robert Oliveri .... Kevin
Conchata Ferrell .... Helen
Caroline Aaron .... Marge
Vincent Price .... o inventor

Este é o 1º de seis filmes em que o ator Johnny Depp e o diretor Tim Burton trabalham juntos; os demais foram Ed Wood (1994), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva-Cadáver (2005) e Sweeney Todd (2007).

Foi um dos primeiros papéis no cinema de Johnny Depp, que já demonstra sua preferência por personagens estranhos e desajustados
O primeiro papel cinematográfico de Johnny Depp foi no filme A hora do pesadelo. Seu personagem morre retalhado pelas luvas com lâminas de Freddy Krueger, muito semelhantes às mãos-de-tesoura de Edward.
Tim Burton nomeou Edward devido à semelhança com o nome Ed Wood, cineasta cuja biografia ele filmaria em
1994, com Depp no papel principal.
O filme é uma fábula moderna, inspirada em antigas histórias de
terror, como Frankenstein, A bela e a fera e O fantasma da ópera, onde as personagens, que como Edward são bondosos e ingênuos, mas a incompreensão e o preconceito levam os personagens à reclusão e a comportamentos anti-sociais, que acabam por reforçar a impressão inicial que sua aparência causa.
É um dos filmes mais reprisados até hoje pela Rede Globo, na
Sessão da Tarde.

SWEENEY TOOD
Sweeney Todd, o Terrível Barbeiro de Fleet Street é um filme estadunidense de 2007, dos gêneros musical e suspense, dirigido por Tim Burton, com roteiro adaptado de um musical homônimo.
Sweeney Todd conta a história de um barbeiro chamado Benjamim Barker que levava uma vida comum e feliz com sua esposa Lucy e sua filha Johanna. Até que o juiz Turpin se interessa pela mesma. Decidido a tomar a mulher para si, ele ordena que prendam Barker e que o exilem.
Quinze anos depois, ao voltar do exílio na
Austrália, o barbeiro retorna a Londres, agora sob o nome de Sweeney Todd, e com sede de vingança. Ao voltar, descobre o que aconteceu com sua esposa e sua filha.
Em parceria com Mrs. Lovett, uma cozinheira que possui uma lojinha de tortas suja e pouco movimentada, Sweeney Todd degola seus clientes na cadeira de sua humilde barbearia, sempre esperando pelo juiz Turpin. A quituteira transforma suas vítimas em recheios de tortas que se tornam a grande sensação da cidade.

Elenco
Johnny Depp .... Benjamin Barker, que preso injustamente, é exilado para a Austrália, retornando quinze anos depois sob o nome de Sweeney Todd, procurando vingança.
Helena Bonham Carter .... sra. Lovett, dona da Loja de Tortas da Sra Lovett.
Alan Rickman .... juiz Turpin, que condenou Barker ao exílio para poder ficar com a esposa e a filha do barbeiro.
Sacha Baron Cohen .... signor Adolfo Pirell, o barbeiro rival.
Laura Michelle Kelly .... Lucy Barker, a esposa de Benjamin.
Timothy Spall .... Beadle Bamford, que serve o juiz Turpin.
Jayne Wisener .... Johanna, a filha de Benjamin Barker.
Jamie Campbell Bower .... Anthony Hope, o marinheiro que leva Barker de volta à Inglaterra, e que acaba apaixonando-se por Johanna.

Depp possui bagagem antiga junto a Tim Burton; ele participou de outros filmes do diretor, como Edward Mãos de Tesoura, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Ed Wood, A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Noiva-Cadáver.
A atriz Helena Bonham Carter é mulher do diretor Tim Burton.
O filho de Carter e Burton, Billy, aparece em uma das cenas de Sweeney ToddA cena final, nos Estados Unidos, possui ângulos alternativos a uma das mais violentas cenas de assassinato, diferente do que ocorreu no resto do mundo. As edições, juntas, somam de três a cinco segundos. A versão estadunidense foca mais em Todd do que no amontoado de sangue que pode ser visto intensamente na versão internacional. As edições foram necessárias para obter uma classificação "R" no país.


O ESTRANHO MUNDO DE JACK

The Nightmare Before Christmas / O Estranho Mundo de Jack é um filme de animação estadunidense de 1993, do gênero musical, dirigido por Henry Selick e com roteiro de Tim Burton e Michael McDowell.

O filme relata a história de Jack Skellington, o rei abóbora da cidade do Halloween, uma cidade onde todos os moradores têm a função de assustar os humanos durante a festa do dia das bruxas. Apesar do sucesso profissional, ele se lamenta com sua rotina e sente falta de algo mais. Um dia ele entra numa floresta onde todas as árvores são portas para reinos que servem a alguma festividade dos humanos, e acaba encontrando o reino do Natal. Impressionado com tanta beleza e bondade, ele arma o plano de raptar o Papai Noel e fazer um Natal a seu gosto. Jack consegue persuadir os habitantes a ajudá-lo. Só que as prendas que eles fazem são todas a seu modo: feias e assustadoras, e os humanos respondem abatendo o trenó de Jack.


Este filme marcou a carreira do cineasta Tim Burton; depois de Vincent, um curta-metragem monocramático, desta vez em cores.
Foi o primeiro
longa-metragem feito com a técnica de animação stop-motion (bonecos fotografados quadro a quadro), levando três anos para ser produzido.
O filme foi lançado pela
Touchstone Pictures, um estúdio de propriedade da Walt Disney Company.
Em
2006, uma versão remasterizada com a tecnologia Disney Digital 3D foi relançada em alguns cinemas nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: