terça-feira, 5 de agosto de 2008

ESTILOS MUSICAIS

GOTICO
A subcultura gótica (chamada de Dark no início dos anos oitenta no Brasil) é uma subcultura contemporânea presente em muitos países. Teve início no Reino Unido durante o final da decada de 1970 e início da década de 1980, derivado também do gênero pós-punk. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80 até o presente (darkwave/gothic rock, death rock, trip hop, ebm, synthpop, indie, industrial, etc.), estética (visual, "moda", vestuário, etc) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica. A música se volta para temas que glamourizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, andrógino, renascentista e vitoriano, ou combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths.Mas quanto ao fato de seus integrantes usarem o termo subcultura, ao invés de cultura, para designá-lo, é dada a explicação de que esse estilo é uma invenção (não também uma reinvenção), não uma renovação, ou seja, ele se criou firmado em várias raízes paralelas e não visa renovar a cultura de massa, nem, tampouco, se opor a esta (isso seria ainda uma contracultura, não uma renovação). Sendo assim, o estilo gótico do qual estamos falando pode ser tomado como algo anexo do que todos pensam, já que não é uma evolução da cultura original, nem mesmo evolução de qualquer coisa outrora nomeada sobre o mesmo termo.


PUNK
Originalmente o punk surge por volta de 1975 como uma manifestação cultural juvenil semelhante aos da década de 1950 e 1960: era caracterizado quase que totalmente por um estilo baseado em música, moda e comportamento. Esta primeira manifestação punk, o estilo punk rock, surge primeiro nos Estados Unidos com a banda The Ramones por volta de 1974 e é caracterizada por um revivalismo da cultura rock and roll (músicas curtas, simples e dançantes) e do estilo rocker/greaser (jaquetas de couro estilo motociclista, camiseta branca, calça jeans, tênis e o culto a juventude, diversão e rebeldia). Enquanto o rock and roll tradicional ainda criava estrelas do rock, que distanciavam o público do músico, o punk rock rompeu este distanciamento trazendo o princípio da música super-simplificada (pouco mais que três acordes, facilmente tocados por qualquer pessoa sem formação mínima musical) e instigando naturalmente outros adolescentes a criarem suas próprias bandas. O punk rock chega à Inglaterra e influencia uma série de jovens pouco menos de um ano depois.Denomina-se cultura punk os estilos dentro da produção cultural que possuem certas características comuns àquelas ditas punk, como por exemplo o princípio de autonomia do faça-você-mesmo,o interesse pela aparência agressiva, a simplicidade, o sarcasmo niilista e a subversão da cultura.A partir do fim da década de 1970 o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana, substituindo uma concepção abrangente e pouco definida da atitude individual e fundamentalmente cultural pelo conceito de movimento social propriamente dito: a aceitação pelo indivíduo de uma ideologia, comportamento e postura supostos comum a todos membros do movimento punk O movimento punk é uma forma mais ou menos organizada e unificada, com o intuito de alcançar objetivos —seja a revolução política, almejada de forma diferente pelos vários subgrupos do movimento, seja a preservação e resistência da tradição punk.A cultura punk, segundo esta definição, pode então ser entendida como costumes, tradições e ideologias de uma organização ou grupo social.


HARD CORE MELODICO

Hardcore melódico é um estilo musical surgido no final da década de 1980. Utiliza elementos característicos do hardcore tradicional, como tempo acelerado, guitarras distorcidas e músicas de curta duração, mas seus arranjos são mais elaborados e claramente distinguíveis, se aproximando mais da sensibilidade pop do que o estilo original. As letras têm, de modo geral, o caráter anti-social, agressivo e confrontador do estilo hardcore original.
Comumente associado ao punk rock californiano, por vezes ambos são tratados como sinônimos, apesar de não serem.
O hardcore melódico, pouco após seu surgimento, atraiu atenção da mídia e se tornou relativamente popular na cultura jovem, apesar de alguns rótulos para derivações do hardcore se fazerem mais confusos com o passar do tempo. Os temas abordados em suas musicas são na maioria políticos, assim como o hardcore original, porém a maioria das bandas do estilo também trata de outros assuntos como casos de amor (incluindo lésbicas) , fatos do dia a dia e até mesmo esportes.
Uma grande parte das bandas deste estilo foram divulgadas pela gravadora Epitaph (de propriedade de Brett Gurewitz, guitarrista da banda de punk rock/hardcore melodico Bad Religion) no fim dos anos 1980 e começo dos anos 1990, porém hoje, a principal gravadora do estilo é a Fat Wreck Chords, cujo vocalista e baixista da banda NOFX, Fat Mike, possui.
Entre as bandas de hardcore melódico estão NOFX, Pennywise, No Fun At All, Lagwagon, Glassjaw e Lifetime. No Brasil, atualmente temos como principais ícones: Dead Fish, CPM 22, Hateen



HEAVY METAL

O heavy metal é um gênero musical que nasceu com base no blues e no rock inglês do final dos anos 60. A partir do Heavy Metal que é um gênero do rock, surgiram outros sub-gêneros (thrash metal, black metal, Alternative metal etc.). O metal se caracteriza pelos riffs marcantes, predominância sonora de guitarras sob o efeito de pedais de distorção, pela amplificação e pelos solos longos e virtuosos.Sonoramente o heavy metal se caracteriza por riffs pesados, bateria marcada por tons graves, secos e retumbantes, vocais característicos diversos que vão do agudo, agudo melódico, aveludado, rasgado ao grave gutural, e solos de guitarra complexos. As músicas se alternam das mais diversas formas com levadas rápidas, lentas, cadenciadas, ininterruptas, com pausas, sem pausas, com "cavalgadas", com palhetadas precisas e power chords. O heavy metal é um dos vários subgêneros surgidos a partir do rock and roll. Além dos marcantes riffs de guitarra apresenta como marca a escalas pentatônicas, muito utilizada por bandas como Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath.
As origens da palavra Heavy Metal assim como a existência de um único criador do gênero são um tanto quanto controversas. A palavra Heavy Metal já era usada como elemento químico e utilizada também pelo exército americano em operações de guerra antes de se tornar um rótulo musical a um dos diversos gêneros do Rock. As origens do heavy metal se dão no final dos anos 60 quando bandas como Cream, Jimi Hendrix Experience, Blue Cheer e Led Zeppelin começam a mudar o andamento do blues eletrificando o blues dando um peso descomunal ao mesmo e fazendo uso de distorção nos riffs de guitarra que passam a ser extremamente marcantes

Nenhum comentário: